Além de falar, é preciso saber ler, escrever e interpretar muito bem. Saiba por quê.
Ortografia
A ortografia se caracteriza por estabelecer padrões para a forma escrita das palavras. Essa escrita está relacionada tanto a critérios etimológicos (ligados à origem das palavras) quanto fonológicos (ligados aos fonemas representados). É importante compreender que a ortografia é fruto de uma convenção. A forma de grafar as palavras é produto de acordos ortográficos que envolvem os diversos países em que a língua portuguesa é oficial. A melhor maneira de treinar a ortografia é ler, escrever e consultar o dicionário sempre que houver dúvida.
O Alfabeto
O alfabeto da língua portuguesa é formado por 26 letras. Cada letra apresenta uma forma minúscula e outra maiúscula. Veja:
a A (á) b B (bê) c C (cê) d D (dê) e E (é) f F (efe) g G (gê ou guê) h H (agá) i I (i) | j J (jota) k K (cá) l L (ele) m M (eme) n N (ene) o O (ó) p P (pê) q Q (quê) r R (erre) | s S (esse) t T (tê) u U (u) v V (vê) w W (dáblio) x X (xis) y Y (ípsilon) z Z (zê) |
Observação: emprega-se também o ç, que representa o fonema /s/ diante das letras: a, o, e u em determinadas palavras.
Emprego das letras K, W e Y
Utilizam-se nos seguintes casos:
a) Em antropônimos originários de outras línguas e seus derivados.
Exemplos: Kant, kantismo; Darwin, darwinismo; Taylor, taylorista.
b) Em topônimos originários de outras línguas e seus derivados.
Exemplos: Kuwait, kuwaitiano.
c) Em siglas, símbolos, e mesmo em palavras adotadas como unidades de medida de curso internacional.
Exemplos: K (Potássio), W (West), kg (quilograma), km (quilômetro), Watt.
Emprego de X e Ch
Emprega-se o X:
1) Após um ditongo.
Exemplos: caixa, frouxo, peixe
Exceção: recauchutar e seus derivados
2) Após a sílaba inicial "en".
Exemplos: enxame, enxada, enxaqueca
Exceção: palavras iniciadas por "ch" que recebem o prefixo "en-"
- Exemplos: encharcar (de charco), enchiqueirar (de chiqueiro), encher e seus derivados (enchente, enchimento, preencher...)
3) Após a sílaba inicial "me-".
Exemplos: mexer, mexerica, mexicano, mexilhão
Exceção: mecha
4) Em vocábulos de origem indígena ou africana e nas palavras inglesas aportuguesadas.
Exemplos: abacaxi, xavante, orixá, xará, xerife, xampu
5) Nas seguintes palavras:
bexiga, bruxa, coaxar, faxina, graxa, lagartixa, lixa, lixo, puxar, rixa, oxalá, praxe, roxo, vexame, xadrez,xarope, xaxim, xícara, xale, xingar, etc.
Emprega-se o dígrafo Ch:
1) Nos seguintes vocábulos:
Para representar o fonema /j/ na forma escrita, a grafia considerada correta é aquela que ocorre de acordo com a origem da palavra. Veja os exemplos:
- gesso: Origina-se do grego gypsos
jipe: Origina-se do inglês jeep.
Emprega-se o G:
1) Nos substantivos terminados em -agem, -igem, -ugem
Exemplos: barragem, miragem, viagem, origem, ferrugem
Exceção: pajem
2) Nas palavras terminadas em -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio
Exemplos: estágio, privilégio, prestígio, relógio, refúgio
3) Nas palavras derivadas de outras que se grafam com g
Exemplos: engessar (de gesso), massagista (de massagem), vertiginoso (de vertigem)
4) Nos seguintes vocábulos:
- algema, auge, bege, estrangeiro, geada, gengiva, gibi, gilete, hegemonia, herege, megera, monge, rabugento, vagem.
Emprega-se o J:
1) Nas formas dos verbos terminados em -jar ou -jear
Exemplos:
arranjar: arranjo, arranje, arranjem
despejar:despejo, despeje, despejem
gorjear: gorjeie, gorjeiam, gorjeando
enferrujar: enferruje, enferrujem
viajar: viajo, viaje, viajem
despejar:despejo, despeje, despejem
gorjear: gorjeie, gorjeiam, gorjeando
enferrujar: enferruje, enferrujem
viajar: viajo, viaje, viajem
2) Nas palavras de origem tupi, africana, árabe ou exótica
Exemplos: biju, jiboia, canjica, pajé, jerico, manjericão, Moji
3) Nas palavras derivadas de outras que já apresentam j
Exemplos:
laranja- laranjeira | loja- lojista | lisonja - lisonjeador | nojo- nojeira |
cereja- cerejeira | varejo- varejista | rijo- enrijecer | jeito- ajeitar |
4) Nos seguintes vocábulos:
- berinjela, cafajeste, jeca, jegue, majestade, jeito, jejum, laje, traje, pegajento
Emprega-se o S:1) Nas palavras derivadas de outras que já apresentam s no radicalExemplos:
análise- analisar | catálise- catalisador |
casa- casinha, casebre | liso- alisar |
burguês- burguesa | inglês- inglesa |
chinês- chinesa | milanês- milanesa |
catarinense | gostoso- gostosa | amoroso- amorosa |
palmeirense | gasoso- gasosa | teimoso- teimosa |
- catequese, diocese, poetisa, profetisa, sacerdotisa, glicose, metamorfose, virose
- coisa, pouso, lousa, náusea
- pus, pôs, pusemos, puseram, pusera, pusesse, puséssemos
- quis, quisemos, quiseram, quiser, quisera, quiséssemos
- repus, repusera, repusesse, repuséssemos
- Baltasar, Heloísa, Inês, Isabel, Luís, Luísa, Resende, Sousa, Teresa, Teresinha, Tomás
- abuso, asilo, através, aviso, besouro, brasa, cortesia, decisão,despesa, empresa, freguesia, fusível, maisena, mesada, paisagem, paraíso, pêsames, presépio, presídio, querosene, raposa, surpresa, tesoura, usura, vaso, vigésimo, visita, etc.
Emprega-se o Z:
1) Nas palavras derivadas de outras que já apresentam z no radical
Exemplos:
deslize- deslizar | razão- razoável | vazio- esvaziar |
raiz- enraizar | cruz-cruzeiro |
2) Nos sufixos -ez, -eza, ao formarem substantivos abstratos a partir de adjetivos
Exemplos:
inválido- invalidez | limpo-limpeza | macio- maciez | rígido- rigidez |
frio- frieza | nobre- nobreza | pobre-pobreza | surdo- surdez |
3) Nos sufixos -izar, ao formar verbos e -ização, ao formar substantivos
Exemplos:
civilizar- civilização | hospitalizar- hospitalização |
colonizar- colonização | realizar- realização |
4) Nos derivados em -zal, -zeiro, -zinho, -zinha, -zito, -zita
Exemplos:
- cafezal, cafezeiro, cafezinho, arvorezinha, cãozito, avezita
5) Nos seguintes vocábulos:
- azar, azeite, azedo, amizade, buzina, bazar, catequizar, chafariz, cicatriz, coalizão, cuscuz, proeza, vizinho, xadrez, verniz, etc.
6) Nos vocábulos homófonos, estabelecendo distinção no contraste entre o S e o Z
Exemplos:
- cozer (cozinhar) e coser (costurar)
prezar( ter em consideração) e presar (prender)
traz (forma do verbo trazer) e trás (parte posterior)
Obsevação: em muitas palavras, a letra X soa como Z. Veja os exemplos:
|
Emprego de S, Ç, X e dos Dígrafos Sc, Sç, Ss, Xc, Xs
Existem diversas formas para a representação do fonema /S/. Observe:
Emprega-se o S:
Nos substantivos derivados de verbos terminados em "andir","ender", "verter" e "pelir"
Exemplos:
expandir- expansão | pretender- pretensão | verter- versão | expelir- expulsão |
estender- extensão | suspender- suspensão | converter - conversão | repelir- repulsão |
Emprega-se Ç:
Nos substantivos derivados dos verbos "ter" e "torcer"
Exemplos:
ater- atenção | torcer- torção |
deter- detenção | distorcer-distorção |
manter- manutenção | contorcer- contorção |
Emprega-se o X:
Em alguns casos, a letra X soa como Ss
Exemplos:
- auxílio, expectativa, experto, extroversão, sexta, sintaxe, texto, trouxe
Emprega-se Sc:
Nos termos eruditos
Exemplos:
- acréscimo, ascensorista, consciência, descender, discente, fascículo, fascínio, imprescindível, miscigenação, miscível, plebiscito, rescisão, seiscentos, transcender, etc.
Emprega-se Sç:
Na conjugação de alguns verbos
Exemplos:
- nascer- nasço, nasça
crescer- cresço, cresça
descer- desço, desça
Emprega-se Ss:
Nos substantivos derivados de verbos terminados em "gredir", "mitir", "ceder" e "cutir"
Exemplos:
agredir- agressão | demitir- demissão | ceder- cessão | discutir- discussão |
progredir- progressão | transmitir- transmissão | exceder- excesso | repercutir- repercussão |
Emprega-se o Xc e o Xs:
Em dígrafos que soam como Ss
Exemplos:
- exceção, excêntrico, excedente, excepcional, exsudar
Observações sobre o uso da letra X
1) O X pode representar os seguintes fonemas:
/ch/ - xarope, vexame
/cs/ - axila, nexo
/z/ - exame, exílio
/ss/ - máximo, próximo
/s/ - texto, extenso
2) Não soa nos grupos internos -xce- e -xci-
Exemplos: excelente, excitar
Emprego das letras E e I
Na língua falada, a distinção entre as vogais átonas /e/ e /i / pode não ser nítida. Observe:
Emprega-se o E:
1) Em sílabas finais dos verbos terminados em -oar, -uar
Exemplos:
magoar - magoe, magoes
continuar- continue, continues
2) Em palavras formadas com o prefixo ante- (antes, anterior)
Exemplos: antebraço, antecipar
3) Nos seguintes vocábulos:
- cadeado, confete, disenteria, empecilho, irrequieto, mexerico, orquídea, etc.
Emprega-se o I :
1) Em sílabas finais dos verbos terminados em -air, -oer, -uir
Exemplos:
cair- cai
doer- dói
influir- influi
2) Em palavras formadas com o prefixo anti- (contra)
Exemplos:
Anticristo, antitetânico
3) Nos seguintes vocábulos:
- aborígine, artimanha, chefiar, digladiar, penicilina, privilégio, etc.
Emprego das letras O e U
Emprega-se o O/U:
A oposição o/u é responsável pela diferença de significado de algumas palavras. Veja os exemplos:
comprimento (extensão) e cumprimento (saudação, realização)
soar (emitir som) e suar (transpirar)
Grafam-se com a letra O: bolacha, bússola, costume, moleque.
Grafam-se com a letra U: camundongo, jabuti, Manuel, tábua
Emprego da letra H
Esta letra, em início ou fim de palavras, não tem valor fonético. Conservou-se apenas como símbolo, por força da etimologia e da tradição escrita. A palavra hoje, por exemplo, grafa-se desta forma devido a sua origem na forma latina hodie.
Emprega-se o H:
1) Inicial, quando etimológico
Exemplos: hábito, hesitar, homologar, Horácio
2) Medial, como integrante dos dígrafos ch, lh, nh
Exemplos: flecha, telha, companhia
3) Final e inicial, em certas interjeições
Exemplos: ah!, ih!, eh!, oh!, hem?, hum!, etc.
4) Em compostos unidos por hífen, no início do segundo elemento, se etimológico
Exemplos: anti-higiênico, pré-histórico, super-homem, etc.
Observações:
1) No substantivo Bahia, o "h" sobrevive por tradição. Note que nos substantivos derivados comobaiano, baianada ou baianinha ele não é utilizado.
2) Os vocábulos erva, Espanha e inverno não possuem a letra "h" na sua composição. No entanto, seus derivados eruditos sempre são grafados com h. Veja:
- herbívoro, hispânico, hibernal.
Emprego das Iniciais Maiúsculas e Minúsculas
1) Utiliza-se inicial maiúscula:
a) No começo de um período, verso ou citação direta.
Exemplos:
Disse o Padre Antonio Vieira: "Estar com Cristo em qualquer lugar, ainda que seja no inferno, é estar no Paraíso."
"Auriverde pendão de minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança,
Estandarte que à luz do sol encerra
As promessas divinas da Esperança…"
(Castro Alves)
Que a brisa do Brasil beija e balança,
Estandarte que à luz do sol encerra
As promessas divinas da Esperança…"
(Castro Alves)
Observações:
- No início dos versos que não abrem período, é facultativo o uso da letra maiúscula.
Por Exemplo:
"Aqui, sim, no meu cantinho,
vendo rir-me o candeeiro,
gozo o bem de estar sozinho
e esquecer o mundo inteiro."
vendo rir-me o candeeiro,
gozo o bem de estar sozinho
e esquecer o mundo inteiro."
- Depois de dois pontos, não se tratando de citação direta, usa-se letra minúscula.
Por Exemplo:
- "Chegam os magos do Oriente, com suas dádivas: ouro, incenso, mirra." (Manuel Bandeira)
b) Nos antropônimos, reais ou fictícios.
Exemplos:Pedro Silva, Cinderela, D. Quixote.
c) Nos topônimos, reais ou fictícios.
Exemplos: Rio de Janeiro, Rússia, Macondo.
d) Nos nomes mitológicos.
Exemplos:
Dionísio, Netuno.
Dionísio, Netuno.
e) Nos nomes de festas e festividades.
Exemplos:Natal, Páscoa, Ramadã.
f) Em siglas, símbolos ou abreviaturas internacionais.
Exemplos: ONU, Sr., V. Ex.ª.
g) Nos nomes que designam altos conceitos religiosos, políticos ou nacionalistas.
Exemplos:
Igreja (Católica, Apostólica, Romana), Estado, Nação, Pátria, União, etc.
Igreja (Católica, Apostólica, Romana), Estado, Nação, Pátria, União, etc.
Observação: esses nomes escrevem-se com inicial minúscula quando são empregados em sentido geral ou indeterminado.
Exemplo:
Todos amam sua pátria.
Todos amam sua pátria.
Emprego FACULTATIVO de letra maiúscula:
a) Nos nomes de logradouros públicos, templos e edifícios.
Exemplos:
Rua da Liberdade ou rua da Liberdade
Igreja do Rosário ou igreja do Rosário
Edifício Azevedo ou edifício Azevedo
Rua da Liberdade ou rua da Liberdade
Igreja do Rosário ou igreja do Rosário
Edifício Azevedo ou edifício Azevedo
2) Utiliza-se inicial minúscula:
a) Em todos os vocábulos da língua, nos usos correntes.
Exemplos: carro, flor, boneca, menino, porta, etc.
b) Nos nomes de meses, estações do ano e dias da semana.
Exemplos:janeiro, julho, dezembro, etc.
segunda, sexta, domingo, etc.
primavera, verão, outono, inverno
segunda, sexta, domingo, etc.
primavera, verão, outono, inverno
c) Nos pontos cardeais.
Exemplos:Percorri o país de norte a sul e de leste a oeste.
Estes são os pontos colaterais: nordeste, noroeste, sudeste, sudoeste.
Estes são os pontos colaterais: nordeste, noroeste, sudeste, sudoeste.
Observação: quando empregados em sua forma absoluta, os pontos cardeais são grafados com letra maiúscula.
Exemplos:
Nordeste (região do Brasil)
Ocidente (europeu)
Oriente (asiático)
Nordeste (região do Brasil)
Ocidente (europeu)
Oriente (asiático)
Lembre-se:
Depois de dois-pontos, não se tratando de citação direta, usa-se letra minúscula.
Exemplo:
|
Emprego FACULTATIVO de letra minúscula:
Exemplos:Crime e Castigo ou Crime e castigo
Grande Sertão: Veredas ou Grande sertão: veredas
Em Busca do Tempo Perdido ou Em busca do tempo perdido
b) Nas formas de tratamento e reverência, bem como em nomes sagrados e que designam crenças religiosas.
Exemplos:Governador Mário Covas ou governador Mário Covas
Papa João Paulo II ou papa João Paulo II
Excelentíssimo Senhor Reitor ou excelentíssimo senhor reitor
Santa Maria ou santa Maria.
c) Nos nomes que designam domínios de saber, cursos e disciplinas.
Exemplos:Português ou português
Línguas e Literaturas Modernas ou línguas e literaturas modernas
História do Brasil ou história do Brasil
Arquitetura ou arquitetura
Notações Léxicas
Para representar os fonemas, muitas vezes há necessidade de recorrer a sinais gráficos denominados notações léxicas.
Emprego do Til
Til ( ~ )
O til sobrepõe-se sobre as letras a e o para indicar vogal nasal.
Pode aparecer em sílaba:
Tônica: balão, corações, maçã
Pretônica: balõezinhos, grã-fino
Átona: órgão, bençãos
Outros Exemplos:
- Capitães, limão, mamão, bobão, chorão, devoções, põem, etc.
Observação:
Se a sílaba onde figura o til for átona, acentua-se graficamente a sílaba predominante.
- Por Exemplo: Órfãos, acórdão
Emprego do Apóstrofo
Apóstrofo ( ´ )
O uso deste sinal gráfico pode:
a) Indicar a supressão de uma vogal nos versos, por exigências métricas. Ocorre principalmente entre poetas portugueses
Exemplos:
- esp´rança (esperança)
minh'alma (minha alma)
'stamos (estamos)
b) Reproduzir certas pronúncias populares
Exemplos:
- Olh'ele aí...(Guimarães Rosa)
Não s'enxerga, enxerido! (Peregrino Jr.)
c) Indicar a supressão da vogal da preposição de em certas palavras compostas
Exemplos:
- copo d´água, estrela d'alva, caixa d'água
Veja abaixo o quadro-resumo:
Forma | Emprego | Exemplos |
Por que | Em frases interrogativas (diretas e indiretas)Em substituição à expressão "pelo qual" (e suas variações) | Por que ele chorou? (interrogativa direta) Digam-me por que ele chorou. (interrogativa indireta)Os bairros por que passamos eram sujos.(por que = pelos quais) |
Por quê | No final de frases | Eles estão revoltados por quê? Ele não veio não sei por quê. |
Porque | Em frases afirmativas e em respostas | Não fui à festa porque choveu. |
Porquê | Como substantivo | Todos sabem o porquê de seu medo. |
A letra minúscula inicial é usada:
01) Nos nomes dos dias, meses, estações do ano:
segunda-feira; outubro; primavera.
02) Nos usos de fulano, sicrano, beltrano.
03) Nos pontos cardeais (mas não nas suas abreviaturas):
Norte (N), sul (S), leste (L ou E), oeste (O ou W)
04) Nas formas corteses de tratamento e títulos honoríficos:
O senhor doutor João Bento
O bacharel Cláudio Abujanra
O cardeal João de Arruda
A letra maiúscula inicial é usada:
01) Nos nomes de pessoas, reais ou fictícios, ou de seres mitológicos:
Pedro Marques; Branca de Neve; D. Quixote; Netuno.
02) Nos nomes próprios de lugares, reais ou fictícios:
Lisboa, Luanda, Maputo, Rio de Janeiro, Londrina; Atlântida.
03) Nos nomes que designam instituições:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
04) Nos nomes de festas e festividades:
Natal, Páscoa, Ramadão, Todos os Santos.
Obs.: O substantivo carnaval escreve-se com minúscula.
05) Nos títulos de jornais, revistas e publicações periódicas, que devem ser escritos em itálico:
Folha de Londrina, O Estado de São Paulo , Gazeta do Povo, Zero Hora.
06) Nos pontos cardeais ou equivalentes, quando empregados absolutamente:
O Nordeste (por "nordeste do Brasil") tem-se desenvolvido muito nos últimos anos.
07) Em siglas, símbolos ou abreviaturas internacionais ou nacionais, com maiúsculas iniciais ou mediais ou finais ou o todo em maiúsculas:
FAO, ONU; H2O, Sr., V. Exª.
Usa-se maiúscula ou minúscula, facultativamente:
01) Nos nomes de obras literárias:
O primeiro elemento deve ser escrito com inicial maiúscula; os demais vocábulos podem ser escritos com minúscula ou com maiúscula, facultativamente, salvo nos nomes próprios nele contidos, que devem ser escritos com as iniciais maiúsculas, tudo em itálico, quando escrito em computador, ou entre aspas quando manuscrito:
Menino de engenho (ou Menino de Engenho)
Memórias póstumas de Brás Cubas (ou Memórias Póstumas de Brás Cubas)
02) Nas expressões de reverência e nos hagiônimos (palavras sagradas e nomes próprios referentes a crenças de qualquer religião):
A santa Gertrudes (ou A Santa Gertrudes)
03) Nos nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas:
português (ou Português), matemática (ou Matemática); línguas e literaturas modernas (ouLínguas e Literaturas Modernas).
04) Em inicio de versos e em nomes de logradouros públicos, de templos e de edifícios:
A rua Cassiano Ricardo (ou A Rua Cassiano Ricardo),
O largo do Carmo (ou O Largo do Carmo),
A igreja da Glória (ou A Igreja da Glória),
O palácio do Alvorada (ou O Palácio do Alvorada),
O edifício Independência (ou o Edifício Independência).
01) Nos nomes dos dias, meses, estações do ano:
segunda-feira; outubro; primavera.
02) Nos usos de fulano, sicrano, beltrano.
03) Nos pontos cardeais (mas não nas suas abreviaturas):
Norte (N), sul (S), leste (L ou E), oeste (O ou W)
04) Nas formas corteses de tratamento e títulos honoríficos:
O senhor doutor João Bento
O bacharel Cláudio Abujanra
O cardeal João de Arruda
A letra maiúscula inicial é usada:
01) Nos nomes de pessoas, reais ou fictícios, ou de seres mitológicos:
Pedro Marques; Branca de Neve; D. Quixote; Netuno.
02) Nos nomes próprios de lugares, reais ou fictícios:
Lisboa, Luanda, Maputo, Rio de Janeiro, Londrina; Atlântida.
03) Nos nomes que designam instituições:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
04) Nos nomes de festas e festividades:
Natal, Páscoa, Ramadão, Todos os Santos.
Obs.: O substantivo carnaval escreve-se com minúscula.
05) Nos títulos de jornais, revistas e publicações periódicas, que devem ser escritos em itálico:
Folha de Londrina, O Estado de São Paulo , Gazeta do Povo, Zero Hora.
06) Nos pontos cardeais ou equivalentes, quando empregados absolutamente:
O Nordeste (por "nordeste do Brasil") tem-se desenvolvido muito nos últimos anos.
07) Em siglas, símbolos ou abreviaturas internacionais ou nacionais, com maiúsculas iniciais ou mediais ou finais ou o todo em maiúsculas:
FAO, ONU; H2O, Sr., V. Exª.
Usa-se maiúscula ou minúscula, facultativamente:
01) Nos nomes de obras literárias:
O primeiro elemento deve ser escrito com inicial maiúscula; os demais vocábulos podem ser escritos com minúscula ou com maiúscula, facultativamente, salvo nos nomes próprios nele contidos, que devem ser escritos com as iniciais maiúsculas, tudo em itálico, quando escrito em computador, ou entre aspas quando manuscrito:
Menino de engenho (ou Menino de Engenho)
Memórias póstumas de Brás Cubas (ou Memórias Póstumas de Brás Cubas)
02) Nas expressões de reverência e nos hagiônimos (palavras sagradas e nomes próprios referentes a crenças de qualquer religião):
A santa Gertrudes (ou A Santa Gertrudes)
03) Nos nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas:
português (ou Português), matemática (ou Matemática); línguas e literaturas modernas (ouLínguas e Literaturas Modernas).
04) Em inicio de versos e em nomes de logradouros públicos, de templos e de edifícios:
A rua Cassiano Ricardo (ou A Rua Cassiano Ricardo),
O largo do Carmo (ou O Largo do Carmo),
A igreja da Glória (ou A Igreja da Glória),
O palácio do Alvorada (ou O Palácio do Alvorada),
O edifício Independência (ou o Edifício Independência).
RESUMINDO:
A letra minúscula inicial é usada em:
A letra minúscula inicial é usada em:
a) nomes de dias, meses, estações do ano: sexta-feira, junho, verão.
b) pontos cardeais (mas não nas suas abreviaturas): norte, sul, leste, oeste.c) senhor doutor Ney Fayet, bacharel Vinícius Machado, santa Filomena (opcionalmente, também com maiúscula).
d) nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas: português (ou Português), matemática (ou Matemática); línguas e literaturas modernas (ou Línguas e Literaturas Modernas) (opcionalmente, também com maiúscula).
A letra maiúscula inicial é usada em:
a) antropônimos, reais ou fictícios: Branca de Neve, D. Quixote, Sancho Pança.
b) topônimos, reais ou fictícios: Lisboa, Luanda, Maputo, Rio de Janeiro, Atlântida, Hespéria.c) nomes de seres antropomorfizados ou mitológicos: Adamastor, Édipo, Electra.
d) nomes que designam instituições: Instituto de Letras.
e) nomes de festas e festividades: Natal, Páscoa, Ramadão.
f) títulos de periódicos, que retêm o itálico: Correio do Povo, Zero Hora, O Estado de São Paulo, Veja, IstoÉ.
g) pontos cardeais ou equivalentes, quando empregados absolutamente: Nordeste, por nordeste do Brasil, Norte, por norte de Portugal, Ocidente, por ocidente europeu, Oriente, por oriente asiático.
h) siglas, símbolos ou abreviaturas internacionais ou nacionalmente reguladas com maiúsculas, iniciais ou mediais ou finais ou o todo em maiúsculas: FAO, NATO, ONU; H2O, Sr., V. Ex.ª.
i) Opcionalmente, em palavras usadas reverencialmente, aulicamente ou hierarquicamente, em início de versos, em categorizações de logradouros públicos (rua ou Rua da Liberdade, largo ou Largo dos Leões, de templos (igreja ou Igreja do Bonfim, templo ou Templo do Apostolado Positivista), de edifícios (palácio ou Palácio da Cultura, edifício ou Edifício Azevedo Cunha).
Obs.: As disposições sobre os usos das minúsculas e maiúsculas não obstam a que obras especializadas observem regras próprias, provindas de códigos ou normalizações específicas (terminologias antropológica, geológica, bibliológica, botânica, zoológica, etc.), promanadas de entidades científicas ou normalizadoras, reconhecidas internacionalmente.
Segue abaixo um resumo das observações feitas (regrinhas) sobre o uso do C, Ç, S, SS e X. Quando eles tiverem o mesmo som (fonema). Isto é, quando tiverem o som de /s/.
No próximo post há um quadro com dicas de quando usar S, Z ou X em palavras com som de /z/. A exemplo de Zero, Rosa, Exemplo. Todas com som de /z/, porém são escrita com letras diferentes, uma "z" outra com "r" e outra ainda com "s"
Qualquer observação, avise-nos!
Confira o quadro abaixo
Veja o quadro resumido
Obs.: nos verbos compostos de ter e vir, o acento ocorre obrigatoriamente, mesmo no singular. Distingue-se o plural do singular mudando o acento de agudo para circunflexo:
Ortoépia ou Ortoepia
Em muitas palavras há incerteza, divergência quanto ao timbre de vogais tônicas /e/ e /o/. Recomenda-se proferir:
Prosódia A prosódia ocupa-se da correta emissão de palavras quanto à posição da sílaba tônica, segundo as normas da língua culta. Existe uma série de vocábulos que, ao serem proferidos, acabam tendo o acento prosódico deslocado. Ao erro prosódico dá-se o nome de silabada. Observe os exemplos.1) São oxítonas:
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – ORTOGRAFIA
b) sofrê-lo
c) lúcidos
d) constituí
e) órfãos
Gabarito: D
No próximo post há um quadro com dicas de quando usar S, Z ou X em palavras com som de /z/. A exemplo de Zero, Rosa, Exemplo. Todas com som de /z/, porém são escrita com letras diferentes, uma "z" outra com "r" e outra ainda com "s"
Qualquer observação, avise-nos!
Confira o quadro abaixo
Use "C" | Exemplos |
Antes de "e" e "i" | Cedo, parecido, falecer |
Use o "Ç" | Exemplos |
Antes de "a", "o" e "u" | Faço, cabeça, açúcar |
Em palavras derivadas de vocábulos terminados em TO | De intento escrevemos intenção canto, canção exceto, exceção junto, junção |
Em palavras referentes a verbos derivados de TER e terminadas em TENÇÃO. | De deter escrevemos detenção. reter, retenção conter, contenção |
Em palavras derivadas de vocábulos terminados em TOR | De infrator escrevemos infração trator, tração redator, redação setor, seção |
Em palavras derivadas de vocábulos terminados em TIVO | De introspectivo escrevemos introspecção relativo, relação ativo, ação intuitivo, intuição |
Em palavras derivadas de verbos dos quais se retira a desinência R | De reeducar escrevemos reeducação De importar, importação repartir, repartição fundir, fundição |
Após ditongo quando houver som de s. | Ressurreição, Paiçandu, Perfeição |
Use "S" | Exemplos |
Em palavras derivadas de verbos terminados em NDIR ou NDER | Expansão de expandirFusão de fundirConfusão de confundir De ascender escrevemos ascensãoDe pretender, pretensão e pretensiosoDe defender, defesa e defensivoDe compreender, compreensãoRepreensão de repreender |
Usa-se s em palavras derivadas de verbos terminados em ERTER ou ERTIR | De inverter escrevemos inversão converter, conversão perverter, perversão divertir, diversão |
Usa-se s em palavras derivadas de verbos terminados em CORRER ou PELIR | De concorrer escrevemos concurso discorrer, discurso expelir, expulso e expulsão compelir, compulsório |
Usa-se s na conjugação dos verbos PÔR, QUERER, USAR | ele pôs ele quis ele usou |
As palavras terminadas em ÊS e ESAsquando indicarem nacionalidade, títulos ou nomes próprios; serão escritas com | Chinês, Francês, Inglês Burgues burguesa, condesa, baronesa, Camponês e camponesa. Marisa e Teresa. |
Use "SS" | Exemplos |
Em palavras derivadas de formas verbais com radical ced | De ceder escrevemos cessão e concessão (atos de ceder). De interceder escrevemos intercessão. De exceder, excesso; E de aceder, acesso |
Use "X" | Exemplos |
Em algumas palavras o fonema /S/, ainda, é escrito com X: | Experiência, experto, auxílio, expiar, extrovertido, sexta, sintaxe, extrovertido, trouxe, têxtil, expirar e expor. |
Use o "J" | Exemplos |
Nas palavras derivadas dos verbos terminados em -JAR | viajar (viajo, viaje, viajem, viajamos) enferrujar (enferrujou, enferrujem) arranjar (arranjei, arranje) trajar (traje, eu trajei). encorajar (que eles encorajem) viajar (que eles viajem) |
Nas palavras derivadas de outras terminadas em -JA. | gorjeta de gorja; laranjeira de laranja; cerejeira de cereja; lisonjear de lisonja; lojista de loja; enrijecer de rijo; sarjeta de sarja; canja de canjica |
Nas palavras de origem Tupi, Africana, exóticas e até Árabes | jibóia, pajé, jaú, jirau, canjica (africana), manjericão (árabe), aljazira, jeca jiló pajé. |
Ainda se escrevem com j, porém sem uma ordem, as palavras: | Berinjela, cafajeste, granja, jejum, o famoso jeito, hoje, jiló, laje, traje, trajeto, projeto, objeto e outras. |
Use o "G" | Exemplos | |
Nos substantivos terminados em agem, igem, ugem, |
| |
Nas palavras terminadas em ágio, égio, ígio, ógio, úgio | Adágio, contágio, estágio, pedágio, colégio, litigio, prestígio, refúgio, relógio etc. | |
Se escrevem ainda com g, porém por diversos outros motivos filológicos | Algema, aborígine, argila, auge, bege, cogitar, faringe, fugir, gengiva, gengibre, gibi, gesto, | |
Observe que a letra g representando o fonena /ʒ/ aparece apenas diante das letras "e" e "i" | Em todos os exemplos acima. |
O S e o SS – quando devemos
utilizá-los?
Caso fôssemos analisar o som representado por algumas sílabas das palavras sala/sapato/ caçar / assado, a conclusão a que iríamos chegar é que todas, em termos sonoros, são idênticas. Porém, como sabemos, não é pelo fato de se constituírem dessa característica que são grafadas da mesma forma. E certamente você sabe por que, não é verdade?
Claro! Para cada caso há uma regra específica. Lembra-se da letra “Z”? Com o “s” e “ss” não é diferente. Alguma vez você já esteve cercado(a) de dúvidas no momento de empregá-los? No caso de uma resposta afirmativa, não se preocupe, pois iremos nos tornar verdadeiros gênios no assunto, já que somente assim isso nunca mais ocorrerá. Então, vejamos:
Quando empregarmos o “S”:
* Nos sufixos – oso e –osa, quando estes formam adjetivos. apetitoso
bondoso
carinhosa
pomposo...Observação à qual devemos estar sempre atentos: Quando falamos em sufixos, logo precisamos saber que eles fazem parte das terminações de algumas palavras. Como, por exemplo, a palavra bondoso: temos o radical “bond” – representando a parte que não muda, e temos também o sufixo “-oso” e “-osa”, que representam estas terminações.
* Nos sufixos –esa e –isa, quando formam palavras do gênero feminino.duquesa
marquesa
poetisa
profetisa...* Depois de ditongos. coisa (encontro de uma vogal + uma semivogal)
lousa (encontro de uma vogal + uma semivogal)* Na conjugação dos verbos pôr, querer e usar.Ele pôs
Ele quis
Ele usa* Em palavras terminadas em ASE, ESE, ISE, OSE.base
frase
tese
crise
lactose...* Em palavras derivadas de verbos terminados em “ERTER” ou “ERTIR”.converter – conversão
inverter – inversão
divertir – diversão...
Claro! Para cada caso há uma regra específica. Lembra-se da letra “Z”? Com o “s” e “ss” não é diferente. Alguma vez você já esteve cercado(a) de dúvidas no momento de empregá-los? No caso de uma resposta afirmativa, não se preocupe, pois iremos nos tornar verdadeiros gênios no assunto, já que somente assim isso nunca mais ocorrerá. Então, vejamos:
Quando empregarmos o “S”:
* Nos sufixos – oso e –osa, quando estes formam adjetivos. apetitoso
bondoso
carinhosa
pomposo...Observação à qual devemos estar sempre atentos: Quando falamos em sufixos, logo precisamos saber que eles fazem parte das terminações de algumas palavras. Como, por exemplo, a palavra bondoso: temos o radical “bond” – representando a parte que não muda, e temos também o sufixo “-oso” e “-osa”, que representam estas terminações.
* Nos sufixos –esa e –isa, quando formam palavras do gênero feminino.duquesa
marquesa
poetisa
profetisa...* Depois de ditongos. coisa (encontro de uma vogal + uma semivogal)
lousa (encontro de uma vogal + uma semivogal)* Na conjugação dos verbos pôr, querer e usar.Ele pôs
Ele quis
Ele usa* Em palavras terminadas em ASE, ESE, ISE, OSE.base
frase
tese
crise
lactose...* Em palavras derivadas de verbos terminados em “ERTER” ou “ERTIR”.converter – conversão
inverter – inversão
O que muda com as novas regras ortográficas ?
Alfabeto
Nova Regra
O alfabeto será formado por 26 letras
Como era
As letras “k”, “w” e “y” não são consideradas integrantes do alfabeto
Como é
Essas letras serão usadas em unidades de medida, nomes próprios, palavras estrangeiras e outras palavras em geral. Exemplos: km, kg, watt, playground, William, Kafka, kafkiano.
O alfabeto será formado por 26 letras
Como era
As letras “k”, “w” e “y” não são consideradas integrantes do alfabeto
Como é
Essas letras serão usadas em unidades de medida, nomes próprios, palavras estrangeiras e outras palavras em geral. Exemplos: km, kg, watt, playground, William, Kafka, kafkiano.
Trema
Nova regra
Não existirá mais o trema na língua portuguesa. Será mantido apenas em casos de nomes estrangeiros. Exemplo: Muller, mülleriano.
Como era
Agüentar, conseqüência, cinqüenta, freqüência, tranqüilo, lingüiça, bilíngüe.
Como é
Aguentar, consequência, cinquenta, frequência, tranquilo, linguiça, bilíngue.
Não existirá mais o trema na língua portuguesa. Será mantido apenas em casos de nomes estrangeiros. Exemplo: Muller, mülleriano.
Como era
Agüentar, conseqüência, cinqüenta, freqüência, tranqüilo, lingüiça, bilíngüe.
Como é
Aguentar, consequência, cinquenta, frequência, tranquilo, linguiça, bilíngue.
Hiato
Nova regra
Os hiatos “oo” e “ee” não serão mais acentuados
Como era
enjôo, vôo, perdôo, abençôo, povôo, crêem, dêem, lêem, vêem, relêem
Como é
enjoo, voo, perdoo, abençoo, povoo, creem, deem, leem, veem, releem
Os hiatos “oo” e “ee” não serão mais acentuados
Como era
enjôo, vôo, perdôo, abençôo, povôo, crêem, dêem, lêem, vêem, relêem
Como é
enjoo, voo, perdoo, abençoo, povoo, creem, deem, leem, veem, releem
Acentuação – ditongos “ei” e “oi”
Nova regra
Os ditongos abertos “ei” e “oi” não serão mais acentuados em palavras paroxítonas
Como era
Assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, Coréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico
Como é
Assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, Coreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.
Obs: Nos ditongos abertos de palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis, troféu, céu, chapéu.
Os ditongos abertos “ei” e “oi” não serão mais acentuados em palavras paroxítonas
Como era
Assembléia, platéia, idéia, colméia, boléia, Coréia, bóia, paranóia, jibóia, apóio, heróico, paranóico
Como é
Assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, Coreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico.
Obs: Nos ditongos abertos de palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis, troféu, céu, chapéu.
Leia também: Novas Regras Ortográficas: “Acento Diferencial”
Acentuação – “i” e “u” formando hiato
Nova regra
Não se acentuarão mais “i” e “u” tônicos formando hiato quando vierem depois de ditongo
Como era
baiúca, boiúna, feiúra, feiúme, bocaiúva
Como é
baiuca, boiuna, feiura, feiume, bocaiuva
Obs 1: Se a palavra for oxítona e o “i” ou “u” estiverem em posição final o acento permanece: tuiuiú, Piauí.
Obs 2: Nos demais “i” e “u” tônicos, formando hiato, o acento continua. Exemplo: saúde, saída, gaúcho.
Não se acentuarão mais “i” e “u” tônicos formando hiato quando vierem depois de ditongo
Como era
baiúca, boiúna, feiúra, feiúme, bocaiúva
Como é
baiuca, boiuna, feiura, feiume, bocaiuva
Obs 1: Se a palavra for oxítona e o “i” ou “u” estiverem em posição final o acento permanece: tuiuiú, Piauí.
Obs 2: Nos demais “i” e “u” tônicos, formando hiato, o acento continua. Exemplo: saúde, saída, gaúcho.
Palavras homônimas
Nova regra
Não existirá mais o acento diferencial em palavras homônimas (grafia igual, som e sentido diferentes)
Como era
Pára/para, péla/pela, pêlo/pelo, pêra/pera, pólo/polo
Como é
para, pela, pelo, pera, polo
Obs 1: O acento diferencial ainda permanece no verbo poder (pôde, quando usado no passado) e no verbo pôr (para diferenciar da preposição por).
Obs 2: É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?
Não existirá mais o acento diferencial em palavras homônimas (grafia igual, som e sentido diferentes)
Como era
Pára/para, péla/pela, pêlo/pelo, pêra/pera, pólo/polo
Como é
para, pela, pelo, pera, polo
Obs 1: O acento diferencial ainda permanece no verbo poder (pôde, quando usado no passado) e no verbo pôr (para diferenciar da preposição por).
Obs 2: É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?
Hífen – “r” e “s”
Nova regra
O hífen não será mais utilizado em prefixos terminados em vogal seguida de palavras iniciadas com “r” ou “s”. Nesse caso, essas letras deverão ser duplicadas.
Como era
ante-sala, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, arqui-rival, auto-regulamentação, auto-sugestão, contra-senso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, infra-som, ultra-sonografia, semi-real, supra-renal.
Como é
antessala, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirrival, autorregulamentação, autossugestão, contrassenso, contrarregra, contrassenha, extrarregimento, infrassom, ultrassonografia, semirreal, suprarrenal.
O hífen não será mais utilizado em prefixos terminados em vogal seguida de palavras iniciadas com “r” ou “s”. Nesse caso, essas letras deverão ser duplicadas.
Como era
ante-sala, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, arqui-rival, auto-regulamentação, auto-sugestão, contra-senso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, infra-som, ultra-sonografia, semi-real, supra-renal.
Como é
antessala, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirrival, autorregulamentação, autossugestão, contrassenso, contrarregra, contrassenha, extrarregimento, infrassom, ultrassonografia, semirreal, suprarrenal.
Hífen – mesma vogal
Nova Regra
O hífen será utilizado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra começar com a mesma vogal.
Como era
antiibérico, antiinflamatório, antiinflacionário, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus.
Como é
anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus.
O hífen será utilizado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra começar com a mesma vogal.
Como era
antiibérico, antiinflamatório, antiinflacionário, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus.
Como é
anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus.
Hífen – vogais diferentes
Nova regra
O hífen não será utilizado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a segunda palavra.
Como era
auto-afirmação, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instrução, co-autor, contra-exemplo, contra-indicação, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intra-ocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-árido, semi-automático
Como é
autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiárido, semiautomático.
Obs: A regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo.
O hífen não será utilizado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a segunda palavra.
Como era
auto-afirmação, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instrução, co-autor, contra-exemplo, contra-indicação, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intra-ocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-árido, semi-automático
Como é
autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiárido, semiautomático.
Obs: A regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo.
Fonte: professora de português da Central de Concursos
Regras dos “porque, porquê, por que e por quê”, em português
Regras de Acentuação Gráfica
Monossílabos
Os monossílabos, conforme a intensidade com que se proferem, podem ser tônicos ou átonos.
Monossílabos Tônicos
Possuem autonomia fonética, sendo proferidos fortemente na frase onde aparecem. Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em:
- a(s): lá, cá
e(s): pé, mês
o(s): só, pó, nós, pôs
Monossílabos Átonos
Não possuem autonomia fonética, sendo proferidos fracamente, como se fossem sílabas átonas do vocábulo a que se apoiam.
Exemplos:
- o(s), a(s), um, uns, me, te, se, lhe nos, de, em, e, que, etc.
Observações:
1) Os monossílabos átonos são palavras vazias de sentido, vindo representados por artigos, pronomes oblíquos, elementos de ligação (preposições, conjunções).
2) Há monossílabos que são tônicos numa frase e átonos em outras.
Exemplos:
Você trouxe sua mochila para quê? (tônico) / Que tem dentro da sua mochila? (átono)
Há sempre um mas para questionar. (tônico) / Eu sei seu nome, mas não me recordo agora. (átono)
Saiba que:
Muitos verbos, ao se combinarem com pronomes oblíquos, produzem formas oxítonas ou monossilábicas que devem ser acentuadas por acabarem assumindo alguma das terminações contidas nas regras. Exemplos:
|
Acento de Insistência
Sentimentos fortes (emoção, alegria, raiva, medo) ou a simples necessidade de enfatizar uma ideia podem levar o falante a emitir a sílaba tônica ou a primeira sílaba de certas palavras com uma intensidade e duração além do normal.
Exemplos:
Está muuuuito frio hoje!
Deve haver equilíbrio entre exportação e importação.
Baseiam-se na constatação de que, em nossa língua, as palavras mais numerosas são as paroxítonas, seguidas pelas oxítonas. A maioria das paroxítonas termina em -a, -e, -o, -em, podendo ou não ser seguidas de "s". Essas paroxítonas, por serem maioria, não são acentuadas graficamente. Já as proparoxítonas, por serem pouco numerosas, são sempre acentuadas.
Proparoxítonas
Sílaba tônica: antepenúltima
As proparoxítonas são todas acentuadas graficamente. Exemplos:
- trágico, patético, árvore
Paroxítonas
Sílaba tônica: penúltima
Acentuam-se as paroxítonas terminadas em:
l | fácil |
n | pólen |
r | cadáver |
ps | bíceps |
x | tórax |
us | vírus |
i, is | júri, lápis |
om, ons | iândom, íons |
um, uns | álbum, álbuns |
ã(s), ão(s) | órfã, órfãs, órfão, órfãos |
ditongo oral (seguido ou não de s) | jóquei, túneis |
Observações:
1) As paroxítonas terminadas em "n" são acentuadas (hífen), mas as que terminam em "ens", não. (hifens, jovens)
2) Não são acentuados os prefixos terminados em "i "e "r". (semi, super)
3) Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes: ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s),io(s).
Exemplos:
- várzea, mágoa, óleo, régua, férias, tênue, cárie, ingênuo, início
Oxítonas
Sílaba tônica: última
Acentuam-se as oxítonas terminadas em:
a(s): | sofá, sofás |
e(s): | jacaré, vocês |
o(s): | paletó, avós |
em, ens: | ninguém, armazéns |
Regras Especiais
Além das regras fundamentais, há um conjunto de regras destinadas a pôr em evidência alguns detalhes sonoros das palavras. Observe:
Ditongos Abertos
Os ditongos éi, éu e ói, sempre que tiverem pronúncia aberta em palavras oxítonas (éi e não êi), são acentuados. Veja:
- éi (s):anéis, fiéis, papéis
éu (s):troféu, céus
ói (s): herói, constrói, caubóis
Obs.: os ditongos abertos ocorridos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.
Exemplos: assembleia, boia, colmeia, Coreia, estreia, heroico, ideia, jiboia, joia, paranoia, plateia, etc.
Atenção: a palavra destróier é acentuada por ser uma paroxítona terminada em "r" (e não por possuir ditongo aberto "ói").
Hiatos
Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".
Exemplos:
sa - í - da | e - go - ís -mo | sa - ú - de |
Não se acentuam, portanto, hiatos como os das palavras:
ju - iz | ra - iz | ru - im | ca - ir |
Razão: -i ou -u não estão sozinhos nem acompanhados de -s na sílaba.
Observação: cabe esclarecer que existem hiatos acentuados não por serem hiatos, mas por outras razões. Veja os exemplos abaixo:
- po-é-ti-co: proparoxítona
bo-ê-mio: paroxítona terminada em ditongo crescente.
ja-ó: oxítona terminada em "o".
Verbos Ter e VirAcentua-se com circunflexo a 3ª pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos ter e vir, bem como nos seus compostos (deter, conter, reter, advir, convir, intervir, etc.). Veja:
Ele tem | Eles têm |
Ela vem | Elas vêm |
Ele retém | Eles retêm |
Ele intervém | Eles intervêm |
- ele detém -eles detêm
- ele advém -eles advêm.
- O ladrão pôde fugir.
- O ladrão pode fugir.
- Você deve pôr o livro aqui.
- Não vá por aí!
Saiba que:
Para acentuar as formas verbais com pronome oblíquo em ênclise (depois do verbo) ou mesóclise (no meio do verbo), cada elemento deve ser considerado como uma palavra independente. Observe:
|
Ortoépia ou Ortoepia
A palavra ortoépia se origina da união dos termos gregos orthos, que significa "correto" e hépos, que significa "palavra". Assim, a ortoépia se ocupa da correta produção oral das palavras.
Preceitos:
1) A perfeita emissão de vogais e grupos vocálicos, enunciando-os com nitidez, sem acrescentar nem omitir ou alterar fonemas, respeitando o timbre (aberto ou fechado) das vogais tônicas, tudo de acordo com as normas da fala culta.
2) A articulação correta e nítida dos fonemas consonantais.
3) A correta e adequada ligação das palavras na frase.
Veja a seguir alguns casos frequentes de pronúncias corretas e errôneas, de acordo com o padrão culto da língua portuguesa no Brasil.
CORRETAS | ERRÔNEAS |
adivinhar | advinhar |
advogado | adevogado |
apropriado | apropiado |
aterrissar | aterrisar |
bandeja | bandeija |
bochecha | buchecha |
boteco | buteco |
braguilha | barguilha |
bueiro | boeiro |
cabeleireiro | cabelereiro |
caranguejo | carangueijo |
eletricista | eletrecista |
empecilho | impecilho |
estupro, estuprador | estrupo, estrupador |
fragrância | fragância |
frustrado | frustado |
lagartixa | largatixa |
lagarto | largato |
mendigo | mendingo |
meteorologia | metereologia |
mortadela | mortandela |
murchar | muchar |
paralelepípedos | paralepípedos |
pneu | peneu |
prazerosamente | prazeirosamente |
privilégio | previlégio |
problemas | poblemas ou pobremas |
próprio | própio |
proprietário | propietário |
psicologia, psicólogo | pissicologia, pissicólogo |
salsicha | salchicha |
sobrancelha | sombrancelha |
superstição | supertição |
verruga | berruga |
- Com timbre aberto: acerbo, badejo, coeso, grelha, groselha, ileso, obeso, obsoleto, dolo, inodoro, molho (feixe, conjunto), suor.
- Com timbre fechado: acervo, cerda, interesse (substantivo), reses, algoz, algozes, crosta, bodas, molho (caldo), poça, torpe.
condor | novel | ureter |
mister | Nobel | ruim |
austero | ciclope | Madagáscar | recorde |
caracteres | filantropo | pudico(dí) | rubrica |
aerólito | lêvedo | quadrúmano |
alcíone | munícipe | trânsfuga |
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – ORTOGRAFIA
Podem ser resolvidas por alunos do Ensino Fundamental II e também do Ensino Médio. Clique no link abaixo para ter acesso ao exercícios. O gabarito será divulgado em breve.
1. Estão corretamente empregadas as palavras na frase:
a) Receba meus cumprimentos pelo seu aniversário.
b) Ele agiu com muita descrição.
c) O pião conseguiu o primeiro lugar na competição.
d) Ele cantou uma área belíssima.
e) Utilizamos as salas com exatidão.
2. Todas as alternativas são verdadeiras quanto ao emprego da inicial maiúscula, exceto:
a) Nos nomes dos meses quando estiverem nas datas.
b) No começo de período, verso ou alguma citação direta.
c) Nos substantivos próprios de qualquer espécie
d) Nos nomes de fatos históricos dos povos em geral.
e) Nos nomes de escolas de qualquer natureza.
3. Indique a única seqüência em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) fanatizar - analizar - frizar.
b) fanatisar - paralizar - frisar.
c) banalizar - analisar - paralisad) realisar - analisar - paralizar.
e) utilizar - canalisar - vasamento.
4. A forma dual que apresenta o verbo grafado incorretamente é:
a) hidrólise - hidrolisar.
b) comércio - comercializar.
c) ironia - ironizar.
d) catequese - catequisar.
e) análise - analisar.
5. Quanto ao emprego de iniciais maiúsculas, assinale a alternativa em que não há erro de
grafia:
a) A Baía de Guanabara é uma grande obra de arte da Natureza.
b) Na idade média, os povos da América do Sul não tinham laços de amizade com a Europa.
c) Diz um provérbio árabe: "a agulha veste os outros e vive nua."
d) "Chegam os magos do Oriente, com suas dádivas: ouro, incensos e mirra". (Manuel
Bandeira)
e) A Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, foi ornamentada na época de natal.
6. Marque a opção cm que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) enxotar - trouxa - chícara.
b) berinjela - jiló - gipe.
c) passos - discussão - arremesso.
d) certeza - empresa - defeza.
e) nervoso - desafio - atravez.
7. A alternativa que apresenta erro(s) de ortografia é:
a) O experto disse que fora óleo em excesso.
b) O assessor chegou à exaustão.
c) A fartura e a escassez são problemáticas.
d) Assintosamente apareceu enxarcado na sala.
e) Aceso o fogo, uma labareda ascendeu ao céu.
8. Assinale a opção cm que a palavra está incorretamente grafada:
a) duquesa.
b) magestade.
c) gorjeta.
d) francês.
e) estupidez.
9. Dos pares de palavras abaixo, aquele em que a segunda não se escreve com a mesma letra
sublinhada na primeira é:
a) vez / reve___ar.
b) propôs / pu__ eram.
c) atrás / retra __ ado.
d) cafezinho/ blu __ inha.
e) esvaziar / e___ tender.
10. Indique o item em que todas as palavras devem ser preenchidas com x:
a) pran__a / en__er / __adrez.
b) fei__e / pi__ar / bre__a.
c) __utar / frou__o / mo__ila.
d) fle__a / en__arcar / li__ar.
e) me__erico / en__ame / bru__a.
11. Todas as palavras estão com a grafia correta, exceto:
a) dejeto.
b) ogeriza.
c) vadear.
d) iminente.
e) vadiar.
12. A alternativa que apresenta palavra grafada incorretamente é:
a) fixação - rendição - paralisação.
b) exceção - discussão - concessão.
c) seção - admissão - distensão.
d) presunção - compreensão - submissão.
e) cessão - cassação - excurção.
13. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) analizar - economizar - civilizar.
b) receoso - prazeirosamente - silvícola.
c) tábua - previlégio - marquês.
d) pretencioso - hérnia - majestade.
e) flecha - jeito - ojeriza.
14. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) atrasado - princesa - paralisia.
b) poleiro - pagem - descrição.
c) criação - disenteria - impecilho.
d) enxergar - passeiar - pesquisar.
e) batizar - sintetizar - sintonisar.
15. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:
a) tijela - oscilação - ascenção.
b) richa - bruxa - bucha.
c) berinjela - lage - majestade.
d) enxada - mixto - bexiga.
e) gasolina - vaso - esplêndido.
16. Marque a única palavra que se escreve sem o h:
a) omeopatia.
b) umidade.
c) umor.
d) erdeiro.
e) iena.
17. (CFS/95) Assinalar o par de palavras parônimas:
a) céu - seu
b) paço - passo
c) eminente - evidente
d) descrição - discrição
18. (CFS/95) Assinalar a alternativa em que todas as palavras devem ser escritas com "j".
a) __irau, __ibóia, __egue
b) gor__eio, privilé__io, pa__em
c) ma__estoso, __esto, __enipapo
d) here__e, tre__eito, berin__ela
19. (CFC/95) Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte
período: "Em _____ plenária, estudou-se a _____ de terras a _____ japoneses."
a) seção - cessão - emigrantes
b) cessão - sessão - imigrantes c) sessão - secção - emigrantes
d) sessão - cessão - imigrantes
20. (CFC/95) Assinalar a alternativa que apresenta um erro de ortografia:
a) enxofre, exceção, ascensão
b) abóbada, asterisco, assunção
c) despender, previlégio, economizar
d) adivinhar, prazerosamente, beneficente
21. (CFC/95) Assinalar a alternativa que contém um erro de ortografia:
a) beleza, duquesa, francesa
b) estrupar, pretensioso, deslizar
c) esplêndido, meteorologia, hesitar
d) cabeleireiro, consciencioso, manteigueira
22. (CFC/96) Assinalar a alternativa correta quanto à grafia das palavras:
a) atraz - ele trás
b) atrás - ele traz
c) atrás - ele trás
d) atraz - ele traz
23. (CFS/96) Assinalar a palavra graficamente correta:
a) bandeija
b) mendingo
c) irrequieto
d) carangueijo
24. (CESD/97) Assinalar a alternativa que completa as lacunas da frase abaixo, na ordem em
que aparecem. "O Brasil de hoje é diferente, _____ os ideais de uma sociedade _____ justa
ainda permanecem".
a) mas - mas
b) mais - mas
c) mas - mais
d) mais - mais
25. (CESD/98) Cauda/rabo, calda/açúcar derretido para doce. São, portanto, palavras
homônimas. Associe as duas colunas e assinale a alternativa com a seqüência correta.
1 - conserto ( ) valor pago
2 - concerto ( ) juízo claro
3 - censo ( ) reparo
4 - senso ( ) estatística
5 - taxa ( ) pequeno prego
6 - tacha ( ) apresentação musical
a) 5-4-1-3-6-2
b) 5-3-2-1-6-4
c) 4-2-6-1-3-5
d) 1-4-6-5-2-3
26. (CFC/98) Assinalar o par de palavras antônimas:
a) pavor - pânico
b) pânico - susto
c) dignidade - indecoro
d) dignidade - integridade
27. (CFS/97) O antônimo para a expressão "época de estiagem" é:
a) tempo quente
b) tempo de ventania
c) estação chuvosa
d) estação florida
28. (CFS/96) Quanto à sinonímia, associar a coluna da esquerda com a da direita e indicar a
seqüência correta.
1 - insigne ( ) ignorante
2 - extático ( ) saliente
3 - insipiente ( ) absorto
4 - proeminente ( ) notável
a) 2-4-3-1
b) 3-4-2-1
c) 4-3-1-2
d) 3-2-4-1
29. (ITA/SP) Em que caso todos os vocábulos são grafados com "x"?
a) __ícara, __ávena, pi__e, be__iga
b) __enófobo, en__erido, en__erto, __epa
c) li__ar, ta__ativo, sinta__e, bro__e
d) ê__tase, e__torquir, __u__u, __ilrear
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – ORTOGRAFIA – PARTE 2
(IBGE) Entre as opções abaixo, somente uma completa corretamente as lacunas apresentadas a
seguir. Assinale-a: Na cidade carente, os .......... resolveram .......... seus direitos, fazendo um ..........
assustador.
a) mendingos; reivindicar; rebuliço
b) mindigos; reinvidicar, rebuliço
c) mindigos; reivindicar, reboliço
d) mendigos; reivindicar, rebuliço
e) mendigos; reivindicar, reboliço
2. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se completam adequadamente com a letra entre
parênteses:
a) en.....aguar / pi.....e / mi.....to (x)
b) exce.....ão / Suí.....a / ma.....arico (ç)
c) mon.....e / su.....estão / re.....eitar (g)
d) búss.....la / eng.....lir / ch.....visco (u)
e) .....mpecilho / pr.....vilégio / s.....lvícola (i)
3. (TRE-SP) Foram insuficientes as ....... apresentadas, ....... de se esclarecerem os ...... .
a) escusas - a fim - mal-entendidos
b) excusas - afim - mal-entendidos
c) excusas - a fim - malentendidos
d) excusas - afim - malentendidos
e) escusas - afim - mal-entendidos
4. (TRE-SP) Este meu amigo .......... vai ..........-se para ter direito ao título de eleitor.
a) extrangeiro - naturalizar
b) estrangeiro - naturalisar
c) extranjeiro - naturalizar
d) estrangeiro - naturalizar
e) estranjeiro - naturalisar
5. (TTN) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:
a) quiseram, essência, impecílio
b) pretencioso, aspectos, sossego
c) assessores, exceção, incansável
d) excessivo, expontâneo, obseção
e) obsecado, reinvidicação, repercussão
6. (FT) A alternativa cujas palavras se escrevem respectivamente com -são e
-ção, como "expansão" e "sensação", é:
a) inven..... / coer.....
b) absten..... / asser.....
c) dimen..... / conver.....
d) disten..... / inser.....
e) preten..... / conver..
7. (U-UBERLÂNDIA) Das palavras abaixo relacionadas, uma não se escreve com h inicial. Assinale-a:
a) hélice
b) halo
c) haltere
d) herva
e) herdade
8. (EPCAR) Só não se completa com z:
a) repre( )ar
b) pra( )o
c) bali( )a
d) abali( )ado
e) despre( )ar
9. (EPCAR) Completam-se com g os vocábulos abaixo, menos:
a) here( )e
b) an( )élico
c) fuli( )em
d) berin( )ela
e) ti( )ela
10. (BB) Alternativa correta:
a) estemporanêo
b) escomungado
c) esterminado
d) espontâneo
e) espansivo
Exercícios novo acordo ortográfico – PARTE 3
Para que os candidatos a concurso público aprendam o novo acordo ortográfico segue
abaixo uma série de questões e exercícios de português dentro do novo acordo ortográfico.
Esses exercícios irão auxiliar o candidato a fixar a nova regra gramatical que já está em vigor.
São questões sobre quase todo assunto do novo acordo com gabarito para você avaliar se
está preparado para essa nova etapa dos concursos públicos. Aguardem mais questões de
português para concurso incluído o novo acordo da língua portuguesa.
1.Assinale a alternativa INCORRETA, segundo o novo acordo ortográfico.
a) idéia
b) herói
c) pólen
d) Grajaú
e) princípios
2. Assinale a alternativa correta:
a) Eles vêem
b) Eles veêm
c) Eles Lêem
d) Eles veem
e) Eles têem
3.Leia o texto abaixo, cuja acentuação foi omitida:
“Todas as pessoas que tem muito poder acabam só. Outras que não tem nada são as que veem o mundo de outra maneira, com mais carinho e cuidado com o
próximo.” Assinale a opção correta:
a) Na linha 1, deve ser colocado um acento agudo.
b) Nas linhas 1 e 2, devem ser colocados dois acentos agudos e um circunflexo.
c) Na linha 2, devem ser colocados dois acentos agudos.
d) Na linha 1, deve ser colocado um acento circunflexo.
e) Nas linhas 1 e 2, devem ser colocados dois acentos agudos.
4. Considerando-se as palavras família, ônibus, constrói, feiura e pára assinale a única
descrição quanto à acentuação que não se refere a uma delas:
a) A palavra é acentuada porque é uma paroxítona terminada em ditongo crescente.
b) A palavra é acentuada porque é uma proparoxítona.
c) A palavra não é acentuada por conter i tônico depois de um ditongo.
d) A palavra é acentuada porque é uma oxítona terminada em ditongo aberto.
e) A palavra é acentuada porque é um diferencial de tonicidade.
5. Assinale a alternativa CORRETA, segundo o novo acordo ortográfico:
“O pronunciamento do parlamentar na _____________da peça de teatro teve repercussão na
impressa, de modo que o outro Deputado, ao desembarcar do seu _____________ rumo à
cidade de _____________, no estado do _____________ também falou sobre o assunto: Os
que ________________ jornais saberão do que estou falando”
a) Estréia – vôo – Parnaíba – Piauí – lêem
b) Estreia – vôo – Parnaiba – Piaui – lêem
c) Estreia – voo – Parnaíba – Piaui – leem
d) Estreia – voo – Parnaíba – Piauí – leem
e) Estreia – voo – Parnaíba – Piauí – lêem
6. Das palavras seguintes, há uma em que a grafia está errada. Assinale o item em que isto
ocorre:
a) girassol – pontapé –paraquedas
b) ex-presidente – subumano – além-mar
c) superinteressante – superamigo – interescolar
d) circum-navegação – pan-americano – interestadual
e) superresistente – superinteressante – anti-inflamatório
7.Assinale, nas séries que se seguem, aquela em que pelo menos uma palavra apresenta erro
de grafia:
a) hipermercado – intermunicipal – superproteção
b) anti-higiênico – coerdeiro – sobre-humano
c) super-homem – autoescola – infra-estrutura
d) infraestrutura – anteontem – autoestrada.
e) semiaberto – anteontem – autoestrada.
Exercícios da Nova Ortografia para Concursos Públicos com Gabarito
1. frase em que ocorre ERRO quanto à acentuação gráfica é:
a) Eles têm confiança no colega da equipe.
b) Visitou as ruínas do Coliseu em Roma.
c) O seu sustento provém da aposentadoria.
d) Descoberta a verdade, ele ficou em maus lençóis.
e) Alguns ítens do edital foram retificados.
Gabarito:E
a) Eles têm confiança no colega da equipe.
b) Visitou as ruínas do Coliseu em Roma.
c) O seu sustento provém da aposentadoria.
d) Descoberta a verdade, ele ficou em maus lençóis.
e) Alguns ítens do edital foram retificados.
Gabarito:E
2.Exercícios do Novo Acordo Ortográfico 1. Levando-se em consideração o que está previsto na ortografia oficial vigente, é correto afirmar que: o vocábulo “têxtil” , que segue o padrão de flexão do vocábulo pênsil, é acentuado também na forma plural; “obsolescência” é vocábulo que segue o padrão do vocábulo ciência, no que se refere ao emprego de sinal de acentuação; a acentuação gráfica do vocábulo “déspotas” também é empregada quando o vocábulo é grafado na forma singular.
Certo ou Errado
Gabarito: Certo
Certo ou Errado
Gabarito: Certo
3. Exercícios da Nova Ortografia 4 para 8º e 7º ano. Assinale a palavra que tenha sido acentuada seguindo a mesma regra que distribuídos.
a) sóciob) sofrê-lo
c) lúcidos
d) constituí
e) órfãos
Gabarito: D
4.Continuarei....